domingo, 16 de outubro de 2011

Notícias sobre a Lingua Portuguesa

Na Folha de S. Paulo de hoje, 16/10/2011, foi publicada uma matéria intitulada "Português POP". Segundo a matéria, a demanda pelo aprendizado da língua portuguesa - 6ª mais falada no mundo com cerca de 250 milhões de falantes - aumentou  muito nos últimos anos em função do crescimento da economia brasileira. Os cinco primeiros idiomas mais falados no planeta são o chinês (1ª), o hindi (2ª), o inglês (3ª), o espanhol (4ª) e o árabe (5ª). Evidentemente, o fato de uma língua ser mais ou menos falada relaciona-se não só à hegemonia econômica e militar de seu país de origem, mas sobretudo ao número de falantes nativos dessa língua. 

De acordo com o Itamaraty, que mantém 22 centros culturais fora do País e auxilia financeiramente outros 7, o número de estudantes de português passou de 19.306, em 2005, para 31.701, em 2010. O número de alunos inscritos no Celpe-Bras, exame de proficiência em língua portuguesa aplicado em 48 países, também aumentou, passando de 1.155 para 6.139, na última década.
Viram como nosso língua é importante no cenário internacional?!

Um abraço e até a próxima.
Sandra Helena

Um comentário:

  1. Interessante artigo. Dizem que há hoje muitos estrangeiros aprendendo português, visando negócios com o Brasil e, inclusive, há muitos estrangeiros vindo fazer MBA no Brasil como forma de criar uma rede de contatos.

    ResponderExcluir

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.