Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

Todo o conteúdo deste blog (incluindo textos e imagens) é de propriedade de sua autora e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Agora é Lei - O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está em vigor desde 01/01/2016.
Para cursos "in company" sobre as alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico, entre em contato pelo e-mail sandra.terciotti@gmail.com


domingo, 16 de outubro de 2011

Confusão entre passado e futuro dos verbos

Recebi uma mensagem que continha a seguinte sentença:
"Vocês participaram de um evento incrível [...]"
Ocorre que o evento de que tratava a mensagem ainda não havia acontecido. Na verdade, ele aconteceria somente dois dias depois da postagem da mensagem. Portanto, o emissor deveria ter usado o verbo "participar" no futuro do presente do modo indicativo (participarão) e não no pretérito perfeito do modo indicativo (participaram). 

Embora nos pareça grosseiro (e de fato o seja), esse erro é bastante comum. Não são poucas as pessoas que, atualmente, confundem o passado e o futuro dos verbos. Para evitar tal confusão, basta lembrar que a terceira pessoa do plural (eles) do futuro do presente do indicativo termina em ão e deve ser usada para indicar ações, tidas como certas ou praticamente certas, posteriores ao momento da fala, e que a terceira pessoa do plural (eles) do pretérito perfeito do indicativo termina em am e deve ser usada para indicar ações já concluídas no passado.

Um abraço e até a próxima.
Sandra Helena




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.