Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

Todo o conteúdo deste blog (incluindo textos e imagens) é de propriedade de sua autora e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Agora é Lei - O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está em vigor desde 01/01/2016.
Para cursos "in company" sobre as alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico, entre em contato pelo e-mail sandra.terciotti@gmail.com


quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

“Absolutamente” é positivo ou negativo?


A maioria das pessoas acredita que o advérbio de modo absolutamente tem significado positivo em português e negativo em inglês. No entanto, relativamente à língua portuguesa (já que a língua inglesa foge do escopo deste blog), não é tão simples assim. Ao contrário do que se imagina, em português, absolutamente não é sinônimo da expressão de forma nenhuma. Uma simples consulta ao Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa versão 2009.3 revela que esse advérbio também pode adquirir os significados afirmativos de sem dúvida que sim ou certamente que sim.


Segundo o Dicionário de Questões Vernáculas, de Napoleão Mendes de Almeida (Caminho Suave, 1981), jamais se deve interpretar que esse advérbio, por si só, indica uma ideia de negação ou de afirmação. Seu uso deve adquirir um sentido confirmativo da ideia de negação ou de afirmação que o antecede. Quando, no entanto, seu uso não esclarecer o sentido em que está sendo empregado, deve-se acrescentar-lhe alguma palavra ou expressão negativa ou afirmativa que torne claro o seu sentido. Exemplos:

Absolutamente não.

Ou mesmo:

Absolutamente sim.


Um abraço e até a próxima.
Sandra Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.