Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

Todo o conteúdo deste blog (incluindo textos e imagens) é de propriedade de sua autora e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Agora é Lei - O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está em vigor desde 01/01/2016.
Para cursos "in company" sobre as alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico, entre em contato pelo e-mail sandra.terciotti@gmail.com


sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Quais são os problemas destas placas?



Essa placa apresenta dois problemas quanto ao uso da vírgula. O primeiro diz respeito à falta da vírgula entre "saída" e "é necessário". Essa vírgula é necessária porque, quando um adjunto adverbial (o qual, nesse caso, é adjunto adverbial de finalidade  -"Para a sua saída") vier anteposto à oração principal, a vírgula será de uso obrigatório. O segundo diz respeito à falta da vírgula entre "loja" e "exceto". A razão pela qual essa vírgula também é necessária é que, além de "fechar" a vírgula que separa o adjunto adverbial de lugar "na entrada da loja", ela também separaria este de outro adjunto adverbial, qual seja: o adjunto adverbial de exclusão "exceto sábados, domingos e feriados".

Relativamente à vírgula e aos adjuntos adverbiais, ocorre o seguinte: quando os adjuntos adverbiais vierem antes da oração principal, ou quando vierem no meio do período e forem de grande corpo, isto é, forem constituídos de mais de um vocábulo, como "na entrada da loja" (adjunto adverbial de lugar) e "exceto sábados, domingos e feriados" (adjunto adverbial de exclusao), devem-se ser separados do restante do período por vírgula. No entanto, quando os adjuntos adverbiais vierem no meio do período e forem de pequeno corpo, ou seja, constituídos de uma única palavra, como "amanhã", por exemplo, eles não precisarão ser separados por vírgula do restante do período.



Além desses, a placa apresenta um problema de falta de concordância nominal em "é necessário a validação do ticket". Como o sujeito da oração "é necessário a validação do ticket de estacionamento" está determinado, ou seja, vem acompanhado de um modificador (a validação do ticket), o predicativo do sujeito "necessário" deve concordar em gênero e número com o sujeito a que se refere: "é necessária a validação do ticket de estacionamento".



Vejamos mais uma:



Essa placa também apresenta duas vírgulas faltantes, e ambas deveriam ter sido empregadas entre os dias da semana e os horários de funcionamento. Mas os problemas não ficam aí. Além disso, os horários não foram grafados corretamente. A forma correta de grafá-los em língua portuguesa é: "das 08h00 às 23h00" e "das 08h00 às 22h00", sem os dois pontos, usados apenas em língua inglesa, e, principalmente, sem o ponto final empregado após o "h", pois a abreviatura de horas não deve ser precedida de ponto final. O último problema apresentado por ela diz respeito ao uso indevido de maiúsculas nos vocábulos "Segunda", "Sábado"e "Feriado" e ao emprego injustificado do acento indicativo da crase na expressão "De segunda a sábado", visto que, neste caso, o "a" equivale a "até", que é apenas uma preposição, não ocorrendo a necessária fusão de "a" artigo e "a" preposição que justificaria o uso da crase.

Um abraço e até a próxima!
Sandra Helena 

5 comentários:

  1. Olá! Primeiramente, obrigado por compartilhar conhecimento, tirando dúvidas sobre essa língua magnífica que é a língua portuguesa. Bom, não sou nenhum especialista do idioma, no entanto me interesso pela matéria e é por isto que neste momento escrevo um comentário visando tirar algumas dúvidas a respeito das imagens do artigo acima.

    Dúvida 1: "Para a sua saída é necessário a validação do ticket [...]". Fiquei a pensar se o correto não seria "Para a sua saída, é 'necessária' a validação do ticket [...]".

    Dúvida 2: "De segunda à sábado". A placa também teria pecado quanto ao emprego da crase?

    Mais uma vez, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem observado. O artigo posposto definido ou não, faz sua observação verdadeira.

      Excluir
  2. Prezado,

    Obrigada por suas excelentes observações. Suas dúvidas são totalmente pertinentes. De fato, na primeira placa, há um problema de falta de concordância nominal, porque o predicativo não está concordando em gênero e número com o seu sujeito, e de crase, porque o "a" corresponde apenas a uma preposição, podendo, por isso mesmo, ser substituído por "até".

    É muito ter leitores atentos como você.

    Abraço,
    Sandra Helena

    ResponderExcluir
  3. Q blog maravilhoso! Fiquei encantada com as explicações tão coerentes. Material excelente, já mandei o link p algumas amigas, q, assim como eu, lecionam e amam LP. Obrigada por compartilhar ��

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mara,

      Fico feliz que tenha gostado e compartilhado com suas amigas!

      Abraço,
      Sandra Helena

      Excluir

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.