Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução.

Todo o conteúdo deste blog (incluindo textos e imagens) é de propriedade de sua autora e estão protegidos pela Lei de Direitos Autorais Nº 9.610 de 19 de fevereiro de 1998 e pelo Artigo 184 do Código Penal Brasileiro.

Agora é Lei - O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa está em vigor desde 01/01/2016.
Para cursos "in company" sobre as alterações promovidas pelo Acordo Ortográfico, entre em contato pelo e-mail sandra.terciotti@gmail.com


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Bacharela, comedianta e que tais


Se consultarmos o VOLP-Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, que é o acervo oficial de todas as palavras da nossa língua no Brasil, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, encontraremos alguns dos femininos contestados atualmente. Há vários pertencentes ao léxico militar, como, por exemplo, sargenta, capitã, coronela, generala, marechala. No entanto, não há feminino de soldado, cabo, tenente, brigadeiro e almirante. A forma feminina almiranta aparece, no Houaiss, com o sentido de nau na qual viaja o almirante e, no Aurélio, com o sentido de esposa de almirante. Já soldada não é feminino de soldado, mas sim sinônimo de soldo, ou seja, de pagamento, remuneração. Daí as soldadeiras, mulheres que recebiam soldo por atos sexuais, tão citadas nas cantigas satíricas trovadorescas de escárnio e maldizer. 

Além desses femininos, também são encontrados no VOLP: árbitra, bacharela, clienta, comedianta, elefanta, giganta, hóspeda, infanta, mestra, monja, parenta, presidenta, serventa, entre outros.

Por mais estranho que nos pareça, se está no VOLP, integra, indiscutivelmente, o repertório de palavras existentes na Língua Portuguesa do Brasil.

Portanto, caso se depare com algum feminino que lhe pareça estranho, antes de se revoltar contra ele, consulte o VOLP, para verificar se ele faz parte ou não do léxico de nossa língua. Para consultar o VOLP, basta acessar  <http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23>.

Um abraço e até a próxima!
Sandra Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.