sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Entre eu e você ou entre mim e você?



A dúvida persiste: entre eu e você ou entre mim e você? Os artistas de televisão, sobretudo os que atuam nas telenovelas, parecem não ter dúvida alguma de que a expressão  correta é “entre eu e você”, mas estão redondamente enganados.

Mim e ti são as formas oblíquas tônicas dos pronomes pessoais retos da primeira pessoa do singular eu e da segunda pessoa do singular ti. Além disso, mim e ti são sempre regidos por preposição (contra mim/contra ti, de mim/de ti, para mim/para ti, sem mim/sem ti, com+mim=comigo/com+ti=contigo etc.) e exercem a função de complemento do verbo, ao passo que eu e tu não podem ser regidos por preposição e exercem a função de sujeito. Observe estes exemplos:

Comprou para mim bombons deliciosos. (Quem compra, compra algo para alguém. Comprou para quem? Para mim, objeto indireto do verbo comprar).


Dê-me uma caneta para eu corrigir as provas. (Dê-me uma caneta para quê? Para corrigir. Mas quem vai corrigir? Eu, sujeito.)


Note que, em “Dê-me uma caneta para eu corrigir as provas”, não é o sujeito eu que é regido pela preposição para, mas sim o infinitivo corrigir.

Portanto, a expressão correta é entre mim e você ou entre você e mim. Nesse caso, por uma questão eufônica, deve-se preferir a primeira à segunda.

Vale ressaltar ainda que os pronomes ele/ela, nós, vós, eles/elas, podem ser regidos por preposição, porque, além de sujeito, podem exercer a função de complemento do verbo (Ela fez um empréstimo para ele). Por isso, a expressão entre ele e mim está perfeitamente correta. 

Um abraço e até a próxima,
Sandra Helena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.