domingo, 16 de outubro de 2011

"Pois" em início de período

Um de meus alunos me entregou um papelucho sobre esoterismo cuja mensagem terminava assim:
"Irmã ... realiza os trabalhos em sua presença. Venha ver para crer. Pois uma nova tentativa poderá mudar sua vida."
O problema apresentado por esse trecho é a presença de um ponto final que separa a oração prinicipal da oração coordenada explicativa iniciada por "pois". Nesse caso, como a segunda oração explica a primeira, as duas devem fazer parte do mesmo período, podendo, no máximo, vir separadas por uma vírgula. 
Lembramos que "período" é uma frase (ou um enunciado de sentido completo) que contém uma ou mais orações. O período pode ser simples, se constituído de apenas uma oração, ou composto, se constituído de duas ou mais orações. Os compostos podem apresentar orações coordenadas (caso do nosso exemplo) e/ou subordinadas.

Voltando ao nosso exemplo, é importante ter em mente que não se pode iniciar um período pela conjunção "pois", seja ele constituído de oração coordenada explicativa ou subordinada causal, já que ambas - a explicativa e a causal - compartilham a conjunção "pois". É justamente por essa razão que alguns vestibulares do País alertam os candidatos a não iniciarem as respostas discursivas por "pois", sob pena de terem a resposta anulada. 

Um abraço e até a próxima.
Sandra Helena

3 comentários:

Adicione seus comentários e/ou perguntas. Todos os comentários aqui postados são liberados após aprovação do moderador.